Font Size

Profile

Cpanel

Perguntas e Respostas para ASSISTÊNCIA TÉCNICA SAKURA

Sinto cheiro de gás quando alguém está tomando banho, é normal?

Resp.:  Cheiro de gás nunca pode ser considerado como normal, cabe a análise técnica de um bom profissional para perceber de onde e qual o motivo deste cheiro, dependendo do resultado da análise podemos considerar aceitável em determinadas situações, porem temos sempre que buscar a resolução do problema, mesmo que para isso seja necessária a troca do aparelho por outro de exaustão forçada.

 

O que é a UCE do aquecedor Sakura?

Resp.: É um controlador eletrônico que executam diversas funções no aparelho, tais como: controle das válvulas de gás, sensores de temperatura,  centelhamento,  em conjunto com o sensor iônico ou de chamas a UCE mantém ou não o aparelho funcionando,  enfim, é a principal peça de um aquecedor mecânico.

 

De quanto em quanto tempo eu preciso fazer manutenção preventiva em meu aquecedor?

Resp.:  A maioria dos fabricantes recomendam uma manutenção anual, mais detalhes em nossa guia “manutenção”.

 

Noto de vez em quanto um pó preto em baixo de meu aquecedor o que é isso?

Resp.: Geralmente é o resultado de muito tempo sem manutenção, outros fatores tem de ser considerados, como a mudança do tipo de gás (GLP ou GN), porém isso tem de ser feito por um técnico capacitado.

 

O aquecedor pode ser consertado no local?

Resp.: Depende da marca e principalmente do modelo  do aparelho, a grande maioria pode sim ser reparada no local em que se encontra instalado, aquecedores de exaustão forçada geralmente são mais complexos, demandando de testes adequados e configurações especificas, procure saber sobre o local onde seu aquecedor será levado se é uma oficina preparada com bancada e testes adequados, se é uma assistência técnica autorizada,

No endereço da oficina existe um CNPJ ativo, essa oficina é aberta a sua visitação, faça estes tipos de perguntas para saber onde seu aparelho será consertado.

 

Percebo de vez em quando que na parte de fora de meu aquecedor fica molhado, o que é isso?

Resp.: Possivelmente uma condensação que se forma devido a umidade presente no ar, diferenças de temperatura entre a capa do aquecedor e o ambiente externo, épocas de frio, são fatores que influenciam nisto, geralmente não é motivo de maiores preocupações.

 

O que é válvula de gás do aquecedor Sakura ?

Resp.: Existem alguns modelos de válvulas de gás, as mais simples abrem e fecham eletronicamente a passagem de gás, outras a além de liberar ou não a passagem de gás controlam a quantidade de gás que vai para os queimadores.

  

Tenho um aquecedor da Sakura com mais de 9 anos em funcionamento, quanto tempo mais ele pode durar ?

Resp.: Vários fatores influenciam na vida útil de um aquecedor de água a gás, tais como: qualidade construtiva, ambiente aonde o aparelho está instalado, uso residencial ou industrial, forma de utilização do equipamento, qualidade das manutenções realizadas,limpeza, instalação do duto da chaminé correto, entre muitos outros fatores tem de ser considerados, a opinião técnica no local de instalação é sem dúvida indispensável. Outro fator são as peças de reposição se podem ou não serem encontradas no mercado, temos visto alguns fabricantes/importadores que por um período de tempo vendem seus aquecedores no Brasil e logo fecham as portas, não suprindo a demanda de peças de reposição necessárias a vida útil do aparelho, ou seja, na hora que quebra não se pode encontrar as peças para o conserto, condenando o aparelho a troca por um novo de outra marca. Regras gerais todos os fabricantes são obrigados a manter por 10 anos, as peças de reposição daquele modelo encerrado. Vamos imaginar que um determinado modelo de aquecedor foi discontinuado, passou 10 anos, e nesse período o fabricante não vendeu todo seu estoque de peças, então mesmo passado este período ele continuará disponibilizando as peças de reposição. Na prática vimos aquecedores de água a gás funcionando bem em períodos entre 5 e 13 anos, desde que bem cuidados.

 

Posso instalar o aquecedor em qualquer lugar ?

Resp.: Não, a norma brasileira de instalação, a NBR 13103 é bem especifica ao mensurar regras e medidas para a instalação de aquecedores de água a gás. Essas normas tem de ser seguidas de forma correta, sob risco a vida e saúde dos usuários finais.

 

Moro em uma residência com pouca pressão de água, meu aquecedor nunca funcionou bem, o que posso fazer ?

Resp.: Pressão de água é essencial para que os aquecedores de água a gás funcionem bem, não existe uma regra precisa, sabemos que alguns aparelhos funcionam em até 4 m.c.a (metros de coluna de água) o problema é funcionar bem e prover um bom banho ao cliente. Podemos considerar 10 m.c.a. ou mais para termos um bom funcionamento, outros fatores como bitola de canos, distância entre o aparelho e o ponto de consumo, curvas, duchas, registros, podem ajudar ou atrapalhar o processo. Caso não exista a pressão adequada pode existir a possibilidade de pressurizar a água com bombas próprias para este fim, cálculos e vistorias são necessárias para um correto funcionamento do sistema de pressurização, para evitar erros, apenas identificados no final das obras, procure sempre uma empresa especializada.

 

Tenho um aquecedor instalado na área de serviços de meu apartamento, com o medo constante de vazamentos de gás eu deixo as janelas totalmente abertas, estou fazendo o certo?

Resp.: Ventilar o local onde está instalado o aparelho não é ruim, é até obrigatório, geralmente existem aberturas permanentes nas janelas e portas para este fim, o que não pode acontecer é bater vento direto no aquecedor, principalmente os mecânicos, e se isso acontecer por causa de uma janela aberta bem próximo ao aquecedor você deve fechá-la. Quanto você usa materiais confiáveis na instalação de seu aquecedor e você é bem atendido por uma Assistência Técnica de Confiança, com profissionais treinados, as chances de existir um vazamento de gás diminuem muito. A boa prestação de serviços aumenta muito a segurança da instalação de um aquecedor de água a gás.

 

Você está aqui: Home Faq Faq Sakura